23 de abril de 2018

E minha hérnia de disco lombar? Como está?

23 de abril de 2018
Bom dia, gente linda!

Senta que lá vem história! Hahaha

Ontem tive uma pequena crise na coluna e lembrei do post que há tempos gostaria de escrever aqui. Tudo porque meu post sobre o assunto em 2012 (esse aqui!) rende comentários até hoje no blog e nas plataformas digitais para quem lembra desse assunto. Vejo que muitas pessoas sofrem com isso também!

Mas e aí, como "anda" meu problema de hérnia de disco lombar?

Lembrando rapidamente o assunto, descobri este problema em 2008, há 10 anos, após 3 meses intensos de trabalho das 9h até 23h, todos os dias, de muuuita pressão. E de muita MÁ POSTURA também. Resultado? Danifiquei meus discos L3-L4 e L4-L5.

Até pouco tempo, atrelava este problema ao meu excesso de peso, entretanto, descobri que ele só contribuiu para isso e que não foi peça chave para desencadear o problema. A minha primeira crise foi a pior do mundo pra mim, fiquei 15 dias de cama, sem conseguir me mover!Eu evitava beber água para não ter que levantar para ir ao banheiro, pois era a pior coisa do mundo naquele momento.  Eu gritava de dor! A segunda, a terceira, a quarta, a quinta também foram péssimas! Confesso que já perdi as contas de quantas crises eu tive, mas já adianto: hoje eu consigo lidar com ela de uma maneira mais madura, sem tanto estresse, sem tanta revolta e desespero. Contarei no decorrer da postagem.

De 2008 para cá, 2018, fui a inúmeros médicos. Ortopedistas e Neurologistas. Perdi as contas de quantas sessões de fisioterapia eu já fiz. Tratamentos aleatórios, massagem chinesa, ventosa, acupuntura, muita coisa! Até Quiropraxia: gastei os tubos de grana e não resolveu na-di-nha no meu caso! Remédios? Acho que já tomei quase todos, fala um nome aí que certamente algum médico já me receitou! RPG, Pilates (esse é muito bom, falarei a seguir)! Cirurgia espiritual eu também já fiz. Mas acredito que no momento que fiz, eu estava tão cansada e sem fé que não me proporcionou o resultado esperado. Afinal, é a nossa fé que nos cura! A medicina também, quando bem administrada!

Teve um ano, não lembro exatamente qual, que eu fiquei 12 MESES, isso mesmo, o ano INTEIRO sentindo dor na lombar. Nada passava. Nada curava. Nada. Fiquei psicologicamente abalada, triste, sem esperanças. Eu sempre fui muito ativa, reduzir meus movimentos acabava comigo! Nenhum médico me indicou cirurgia, também não era fibromialgia. E eu pensava: até quando? Na verdade como nenhum dos milhares médicos que eu fui me indicou cirurgia (porque poderia voltar o problema), eu desencanei real dela. Mas a dor estava ali. Eu trabalhava com dor, pegava metrô cheio com dor, tomava banho e me vestia com dor. Até pra limpar o bumbum no banho era um horror! O braço não mexia direito! Só Deus sabe como eu chorei e como eu pedi forças para aguentar aquela situação. Foi uma grande provação! E sabe quando eu curei essa dor? Quando eu me resignei, quando aprendi a conviver com ela, afinal é uma doença crônica. Fui me adaptando a ela e quando menos esperei, a dor finalmente passou, como num passe de mágica! Quando eu parei de questionar a Deus sobre isso e passei a tentar viver "normalmente", me dei conta que a dor passou. Parei de perguntar "por que, Deus?" e passei a perguntar "pra que, Deus?" Ele me respondeu intimamente! Nada na vida é por acaso!

Depois desse ano de muiiiita provação, eu ainda tive crise. Média de duas por ano. Era isso que me tirava do sério. Eu não sabia o que tomar para melhorar a dor. Quando ia na emergência, me davam qualquer coisa pra dor. Alguns remédios não funcionavam pra mim e mesmo relatando isso na emergência, me davam o remédio mesmo assim. que raiva que eu ficava! Eu demorava para melhorar. Era um horror. Foi quando eu encontrei um anjo na minha vida, acho que em 2014! Um profissional muito humano, que não repetia frases "feitas" do tipo: "o problema é seu peso!" Ou então: "você precisa reduzir suas mamas!" Frases que já ouvi de muitos médicos! Pelo contrário! O Dr. Rafael da Mota Moraes, foi um dos poucos, senão o único médico que me provou que meu problema se deu por minha falta de postura (acabei de me corrigir na cadeira, haha) e não somente pelo meu peso. Ele explicou que sim, o peso prejudica muito, mas que não foi por ele que detonei meus discos. Disse ainda que muitos magros vão ao consultório dele com o mesmo problema. Dr. Rafael me ouviu calmamente (e olha que fui pelo plano!), me explicou uma série de dúvidas, foi muito sereno e acolhedor! Me recordo que fui numa consulta com ele sem estar sentindo dor, fui na tentativa de saber medidas profiláticas para meu problema. Ele me indicou alguns tratamentos (acupuntura, pilates) e um remédio para os momentos de crise. Ali eu começava a adquirir a minha ""PAZ"" com o meu problema.

De la pra cá, meu nº de crises diminuiu consideravelmente! Meu peso oscila bastante, pois além de hérnia de disco lombar, eu tenho resistência insulínica e por isso preciso sempre controlar o que eu como. Porém, atualmente quando eu tenho crise, eu tomo o remédio que ele receitou e que finalmente funcionou muito para o MEU caso, além de colocar salompas na região e me alongar na cama! Dependendo do grau da crise, em 5 dias eu fico bem!

Pra finalizar, vou falar de uma atividade que foi fundamental para minha melhora: Pilates! Ele serve para melhorar a postura, pois são focados nos músculos do centro do corpo, ajudando a manter o equilíbrio e estabilizar a coluna vertebral. Além disso, promove a consciência da respiração e da postura! Eu fiz durante 4 meses seguidos, salvo engano. O studio que fiz é uma graça, a professora bem competente e o preço bem amigo! Quando eu tinha crise, eu fazia exercícios relaxantes para a coluna, que só de lembrar eu babo! Era muito gostoso! Uma sensação muuuito gostosa! Parece que eu fazia carinho na coluna! Sério. Era muito prazeroso. Os outros movimentos, nem tanto, hehe, mas no geral eu adorava as aulas! Melhorei muito a minha postura na época e por coincidência ou não, cresci 1 cm! Antes de começar o pilates, dava 1,65 e depois dele, 1,66 e em alguns lugares 1,67! Recomendo muito!!!! Não vejo a hora de voltar! 

Dá uma olhada:






 

Considerações finais:

1) Remédio:
Eu sei que muitos vão me perguntar, mas por questões éticas, por eu NÃO ser médica e pelo remédio só ser vendido com retenção de receita, não falarei o nome do remédio que no meu caso, deu certo. Além disso, o monte de remédio que eu já tomei e não deu certo pra mim, pode dar certo pra você. O médico que vai te auxiliar neste caso;

2) Contato do médico:
Dr. Rafael da Mota Moraes (Ortopedista e Traumatollogista) CRM: 732222 - RJ
Av. das Américas Nº 4200 - Bloco 04 - Sala 516
Barra da Tijuca - RJ
Tel: 3385-4113
Na época que eu fui, ele aceitava plano Unimed. Não sei quanto custa consulta no particular.

3) Estúdio de Pilates:
Studio de Pilates e Fisioterapia Libertà
Estrada Padre Roser, Nº 802 - Vila da Penha - RJ
Tel: 3082-9886

Este foi o meu caso. Espero que de alguma forma dê alguma luz para você que esteja passando pelo mesmo problema. A vida não tem receita de bolo, cada caso é um caso. Eu só "descobri uma solução", quando resolvi ser perseverante ao invés de jogar a toalha para o meu problema. Peço que não desista de você, da sua saúde, da sua vida! Eu sei MUITO BEM como dói ter hérnia de disco, como acaba com o nosso emocional, mas lembre-se: você não está só!!! 


É isso! Até mais!
Beijos!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Beijos, Camila Cura!

Fofashions - 2016

Design e Desenvolvimento por Lariz Santana
Código Newsletter por Follow Your Dreams
Blogger Widget