19 de maio de 2016

Você se ofende quando te chamam de gorda?

19 de maio de 2016
Bom dia catitas!

O assunto de hoje é bem direto: você se ofende quando alguém te chama de gorda? 

Há dois anos, ou menos, eu ainda me importava com isso, mas meu exercício diário de amor próprio (como já contei neste post), me fez entender que ser gorda ou estar gorda é uma característica, uma atribuição como ser alta, ser baixa, ser loira, morena, branca, mulata, nada além disto.

Obviamente a forma como as pessoas dizem isso para nós, nos faz compreender se foi uma característica ou uma tentativa de nos "humilhar" ou de lançar o ódio que existe dentro delas mesmas, para dentro de nós. Infelizmente a grande maioria atribui a palavra "gorda" ao sentido pejorativo, mas nós não precisamos - e nem devemos - absorver essa energia negativa que constantemente nos é imposta pelo nosso peso acima do considerado ideal. Se você é uma gorda e tem saúde, siga sua vida, seja feliz! 

Te chamaram de gorda? Ok, não se revolte, não se explique, não se irrite. É apenas uma característica. Se ser gorda ou estar gorda é uma coisa que te incomoda, aí já é outro papo que já conversamos aqui em outro post (ou você aprender a conviver com seu corpo gordo, ou você muda. Reclamar não vai resolver).

Quis fazer esta pergunta também porque a Kalli do Beleza sem Tamanho  mostrou um card com uma mensagem sobre essa questão da gente sempre usar o termo "plus size" e não o termo "gorda". Por quê, né? Somos gordas, sim! 

Eu gostaria muito de chamar todas vocês, todas nós de gordas, mas sem ofender ninguém. Eu entendo que o tempo de cada uma não é igual. Que desconstruir toda uma bagagem pejorativa de anos é difícil, por isso, lancei a pergunta. 

Você se ofende quando alguém te chama de gorda? 






Fala pra mim!

Beijocas!
Cá!

Você também pode gostar de:

1) Amor próprio - um exercício diário: Clique aqui!
2) Não espere "ser magra" para ser feliz! Clique aqui!
3) Dica para gordinha que tem vergonha de depilação íntima: Clique aqui!

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Não mesmo, Camila.
    Como você disse, tudo é a forma que a pessoa fala, até se me chamarem de bonita de uma forma debochada, eu vou saber. Mas isso não me ofende. Coloquei uma coisa na cabeça e sigo assim desde então:
    o problema é de quem fala e com que tom o faz, não de quem escuta!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ei Camis, adoro seu blog!

    Então, eu sempre fui gorda, e hj em dia consigo falar gorda, pq antes só falava gordinha, então, era algo que realmente me magoava, pq na verdade eu não queria ser gorda. Hoje em dia não me importo nem um pouco, e é engraçado que quando falo que sou gorda, as pessoas mesmo já corrigem: não, vc não é gorda, vc está acima do peso, mas não gorda! Assim podemos ver que infelizmente a palavra gorda, na maioria das vezes, é sim usada de forma pejorativa, de forma a magoar, colocar a pessoa pra baixo, e quando vc mesmo a usa, as pessoas ficam até sem graça por vc se assumir como é! Graças a Deus hoje em dia não tenho muitas neuras, aceitei meu corpo, mais do que quando pesava menos, e com esse aceite, vivo muito melhor, mais feliz, e acabo transmitindo essa confiança, estilo e segurança que as pessoas nem me veem gorda mais rsrs.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Não me ofendo. Já entendi se fosse algo que me incomodasse já tinha dado um jeito de emagrecer. Beijocas Camila!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário! Beijos, Camila Cura!

Fofashions - 2016

Design e Desenvolvimento por Lariz Santana
Código Newsletter por Follow Your Dreams
Blogger Widget