5 de julho de 2019

Riachuelo: por que parei de falar dela e voltei agora?

5 de julho de 2019
Bom dia meus amores!

Mostrei ontem nos stories do meu Instagram (@camilacura) um assunto bem importante para a moda em geral: Por que eu tinha parado de mostrar as novidades e divulgar a Riachuelo?


 A última vez que falei deles foi em Setembro de 2017, justamente quando soube da denúncia de trabalho escravo por parte da Riachuelo, conforme abaixo (link aqui).


Eu fiquei muito triste porque eu gostava muito da marca! Quando ela lançou a linha plus size em 2012 (confira aqui), eu acompanhei e participei da divulgação. Naquela época eu tinha ficado muito feliz porque a moda plus size deles era jovem, do jeito que eu queria!

Ao longo dos anos, até 2017/2018, eu percebi que eles deixaram de lado a moda plus size, porque só via peças com modelagem, tecido e estampa feios, com aspecto de roupa de senhorinha, totalmente o oposto do nascimento da coleção. Muita arara bagunçada e largada pela loja. Mas como eu não falava mais deles devido a denúncia do MT, deixei pra lá.

Acontece que recentemente, há cerca de 6 meses, percebi que as araras plus size começaram a mudar de aspecto. Vi cores, vi peças modernas, vi tecidos nobres e pensei: hummm, voltaram a olhar por nós! Mas ainda assim fiquei esse tempo sem falar nada deles.

Eis que recentemente, conversando com amigos do ramo, descobri esse app "Moda Livre", que tem várias informações sobre várias lojas do varejo de moda. Foi lá que vi que a Riachuelo estava "OK" quanto o trabalho escravo e outras diretrizes.





Outro ponto importante é a conduta política que o dono da Riachuelo costuma ter. Me incomoda bastante. Mas se eu parar inclusive de divulgar e consumir coisas por conduta de empresários, eu vou deixar de comprar qualquer coisa. Todos eles agem em benefício próprio (prazer, capitalismo)! Obviamente, não podemos generalizar, uns até tem bom senso. Mas a grande maioria visa somente o lucro. 

Por fim, estamos falando de moda plus size. Um ramo promissor que vem crescendo muito ao longo dos anos, mas que ainda está longe de ser o ideal. Eu não posso impedir (quem sou eu na fila do pão, minha gente!) uma gorda de comprar na Riachuelo ou em qualquer outra loja plus size, tendo como base todo o sofrimento que ela teve ao longo da vida para se vestir, para todo e qualquer tipo de ocasião! Se ela tiver mais opções e puder escolher, ótimo! Mas se ela só puder comprar a roupinha da moda e parcelar em 8x sem juros no cartão da Riachuelo eu fico muito feliz também, por ela ser gorda e ter a roupa da moda que ela quiser!

E para quem não sabia, sim a Riachuelo tem moda plus size, desde 2012. As araras ficam "escondidas", geralmente 2 ou 3. Já teve vez que nem o funcionário sabia que tinha e onde ficava! Elas são timidamente sinalizadas conforme abaixo:




Agora vamos aos modelinhos lindos que achei ontem na filial do Shopping Nova América:


Blusa 52: R$ 89,90| Calça 52: R$ 119,90

Cropped 52: 89,90 | Saia XXG: 99,90

Cropped 54: 89,90 | Saia 54: 119,90


UPDATE:
A Marcella Kanner (sim, a neta do fundador da Riachuelo e head de marketing da companhia 😲) me ligou recentemente e batemos um papo muito bacana, por cerca de 20 minutos. Falamos sobre tudo que foi pontuado nesta postagem! 

Ela me contou sobre esta questão de trabalho escravo, que segundo ela, nunca aconteceu e me contou mais sobre outros programas da Riachuelo de sustentabilidade, processo de produção das peças, que você pode conferir nos sites abaixo. Aproveitei a oportunidade para falar sobre a recente coleção da Riachuelo, pedi para continuarem dando espaço para peças tão lindas, jovem e modernas na seção plus size, sobre manequins plus size pela loja e representatividade. Falei também das araras que vivem bagunçadas, da modelagem pequena de algumas peças e o fato de não ter plus size em todas as lojas físicas porque as gordas querem provar a roupa antes de comprar!

Foi um papo muito gostoso de ter. Me senti ouvida e acolhida! Espero muito que as melhorias venham logo! Ganha a Riachuelo e o consumidor! E Marcella, como você é querida!!! Foi um prazer! Me senti lisonjeada! Muito obrigada!

Sites Riachuelo sobre


Beijos!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Beijos, Camila Cura!

Fofashions - 2016

Design e Desenvolvimento por Lariz Santana
Código Newsletter por Follow Your Dreams
Blogger Widget