16 de maio de 2015

Amor próprio: um exercício diário!

16 de maio de 2015
Oi catitas!

Hoje o assunto é amor próprio. Um tema que eu sei que muitas meninas têm dificuldades de saber efetivamente o que é, como agir e como alcançar o seu.

Certo dia uma amiga me perguntou o que era amor próprio porque ela desconhecia e eu sempre falava sobre isso com ela. Em outro, as amigas do trabalho disseram que queriam comprar o espelho que eu tinha em casa porque minha autoestima era muito elevada. Risos!

Costumo dizer que o amor próprio é constituído de vários pilares que garantem o nosso equilíbrio. Eu por exemplo, sou ótima em alguns aspectos e vacilo em outros, os quais falarei no decorrer do post. Óbvio que não sou PhD no assunto, mas contarei minha experiência e o que faço para nutrir o meu.

O mundo está carregado de energias pesadas, de ódio, individualismo, egoísmo e várias outras negatividades, seja no trabalho, na rua, no coletivo, no trânsito, até mesmo dentro da nossa família. Aprenda a não sofrer com isso! É um exercício diário: você precisa querer e tentar modificar a si mesmo (para melhor, sempre!) a cada amanhecer.

Em síntese, ter amor próprio é não se permitir sofrer diante das diversas situações da nossa vida. É tentar reagir de maneira diferente, para evitar o sofrimento em demasia. Fazer do limão uma limonada! É aprender amar o que você é e o que você conquistou, mesmo não sendo ou não saindo do jeito que você gostaria que fosse ou saísse.  Não falo em vaidade ou em orgulho excessivo. Não! Não é esse amor próprio que muitos dizem por aí. Falo de respeitar a si mesmo!





Minha experiência

1) Relacionamento

Eu comecei a notar que estava me modificando quando resolvi cuidar do ciúme obsessivo que eu tinha (há uns 8 anos). Eu já taquei várias coisas na parede, quebrei celular, me mordi (ai que vergonha!), falei coisas absurdas (shame on me!), dentre tantas outras loucuras que só me faziam mal. Gente, ninguém merece sofrer por suposições, por coisas que a gente cria na nossa cabeça. Quer saber? Pare de procurar encrencas. Sabe aquele ditado: "Quem procura acha!"? É bem isso. Deixa pra lá, deixa fluir. Ciúme é prova de total falta de amor próprio, afinal o que é seu, ninguém tira.

2) Meu corpo

Com relação ao meu corpo, já falei um pouco sobre isso no post "Não espere ser magra para ser feliz" (clique aqui para ler), mas basicamente parei de sofrer e de deixar de curtir as oportunidades por ser gorda, roliça, cheia de celulites, estrias, flacidez e etc. Se eu efetivamente quisesse mudar isso, eu me esforçaria comendo corretamente e praticando exercícios. O que mais tem na internet são exemplos de superação, de pessoas mais gordas que a gente, de pessoas quase sem recursos e que conquistaram seus objetivos. Agora não adianta eu ficar pelada na frente do espelho e chorar porque as 500 celulites da minha barriga são culpa dos litros de coca cola que EU bebi a vida toda. Isso não adianta. Chorar, sofrer, lamentar "por que eu não consigo?", não resolve. Você escolhe: ou se aceita do jeito que é ou se esforça para mudar. Remoer não adianta.

Uma parte que ainda não aprendi a fazer corretamente, no tocante de amar minha saúde e tentar fazer o melhor para ela é parar de comer as besteiras que eu como. Quem tem amor próprio pelo seu corpo e por sua saúde, não come metade das gorduras, açúcares e outros alimentos que fazem mal. Ainda mais em excesso, como eu faço. Até pelo meu problema de hérnia de disco lombar que eu sofro bastante e sei que perder peso me ajudaria. Eu tenho essa consciência, mas um dia eu sei que vou conseguir!

   2.1) Autoestima
Eu tenho o melhor corpo? Eu tenho cintura fina? Eu tenho bunda? Meu pé é magro? Meu peito é no lugar? Meu braço é durinho? Meu nariz é de princesa? Não, não, não, não, não e não. Vou morrer por causa disso? Claro que não! Geeeente! Eu não tenho essas coisas todas, mas tenho tantas outras tão legais. A gente não pode ter tudo nessa vida. Eu cansei de ser patinho feio. Cansei, sabe? Eu me considero sim, linda, maravilhosa, divertida, agregadora e tantas outras coisas mesmo sem ter os "atributos" que a sociedade esfrega na nossa cara dizendo que é o correto para ser considerada bonita e etc. A Pugliese tem um corpo lindo! Parabéns pra ela, mas eu não fico por baixo! Eu sou linda! Do meu jeito, da minha maneira! Como vocês são! Sabe como comecei a enxergar isso em mim? Eu ia para o espelho, me olhava e dizia: eu sou linda! E realmente, eu sou, modéstia a parte...hahaha Não vou deixar meu nariz de batata me abalar, nem meu corpo quadrado, nem minha bunda pra dentro. Aliás, eu vivo brincando com isso. É a melhor coisa a fazer. Se a gente não pode modificar, a gente aprende a conviver. Façam o mesmo!


3) Vida em geral

Eu costumo ser uma pessoa tranquila no trabalho, com amigos e família em geral. Mas sempre tem aquele ser humano que faz tudo para te tirar do sério, né? Tinha, porque agora todo "mal" que tentam fazer para me atingir eu retorno com bons pensamentos para a pessoa, com mantras, faço orações pedindo que a pessoa seja muito feliz, porque vamos combinar: quem é feliz não tem tempo nem disposição para tentar perturbar o outro, né? Virei a Madre Teresa de Calcutá? Claro que não! Como disse, é um exercício diário. Ás vezes mando a pessoa para vários lugares, hehehe, depois me recomponho e volto ao meu estado de misericórdia com ela. Não é fácil, mas cada dia tento melhorar mais e mais.

Viram como amor próprio vai muito além de autoestima? Não existe nada melhor no mundo que estar em PAZ com você mesmo. Seja você gordo, magro, rico, pobre, com mestrado ou ginásio, com carro ou a pé, com viagem da sala para a cozinha ou com viagem internacional... Quem tem amor próprio, tem a vida mais leve, beeeem mais leve. Vive "na flauta", como costumo dizer. Pouco se abala. Sabe conduzir a vida com maestria!

Não existe receita de bolo para adquirir amor próprio. Mas os tópicos abaixo podem te ajudar nessa busca de uma vida mais tranquila. Confira!

A) Não se compare.
Cada pessoa teve a sua oportunidade de ser o que é, uma história de vida diferente. Uns com mais estudos, outros não. Uns com família mais unida, outros não. Uns com situação financeira maravilhosa, outros não. Uns mais esforçados, outros não. Você não pode se comparar a uma pessoa que teve berço de ouro ou com uma que não tem uma estriazinha pelo corpo. Pare com isso! Conquiste seu espaço. Seja você, com suas habilidades, conquistas e estrias! Hehe


B) Cultive pensamentos positivos, sempre!
Eu sou a rainha do pensamento positivo. Chega a doer! Brincadeira rsrsrs Mas eu sempre tento ver o lado bom das coisas, sempre acredito que as coisas darão certo. Sou racional quando me cabe ser, mas o otimismo está sempre ali. O pensamento tem uma energia enoooorme! Quem tem o hábito de pensar positivo, sabe o que estou falando. Parece que você "chama" coisas boas para você.


C) Pense em tudo de bom que já aconteceu na sua vida.
Se você é daqueles que só reclamam e se acha um injustiçado, pense em tudo de bom que já aconteceu na sua vida. Escreve num papel. É um ótimo exercício. Pare de se fazer de vítima! Te garanto que pelos uma você tem: de estar vivo e cheio de energia para tentar ser uma pessoa melhor! 


D) Faça uma limpeza material e espiritual #desapega!
Sabe aquela bagunça no seu quarto? No seu guarda roupa? Na gaveta de calcinhas? No armário da cozinha? Aquelas provas do primário que você guarda até hoje? Aproveita para arrumar tudo já! Separa umas peças para doar, para vender ou até mesmo jogar fora. Quando eu faço isso me sinto tão mais leve. Até as coisas materiais quando estão fora de ordem contribuem para te deixar carregado negativamente. Fica um monte de energia parada ali. Pesa, é ruim. E a limpeza espiritual é arrumar os seus pensamentos. Livre-se de todo pensamento ruim, de tristeza, de pessimismo, de rancor, de ódio. Deixe o pensamento leve!


E) Faça coisas que te dão prazer.
Que tal preparar uma comidinha deliciosa? Ou comer aquele bolinho de chuva nesse tempinho frio? Abraçar um amigo! Escutar aquela trilha sonora daqueeeele filme antigo... E correr na praia? Ok, não tem praia perto, então caminhe ou corra perto do valão, feito eu! hahahaha Veja, não precisa de dinheiro, nem casa em frente a praia. Faça mais coisas que te dão prazer, é tão bom! 


F) Não se estresse com coisas bobas.
Alguém te xingou, falou um monte de asneiras pra você ou mandou recado por alguém? Emane paz para este ser. Você é metade dos defeitos ou xingamentos que a pessoa te deu? Certamente não. Então porque esquentar a cabeça com uma coisa que você não é? Outra: Um amigo ou colega tá se amarrando para falar sobre determinado assunto. Na boa, não força. Se a pessoa não quer contar, deixa ela. Não alimente a enrolação dos outros. Nem os trolls. Ah! E ame os haters! hahahaha Repare quanta energia você perde lidando com assuntos bobos. Você não precisa disso! Reflita!


G) Explore sua espiritualidade.
Desde que me entendo por gente, minha mãe dizia para eu seguir uma religião, qualquer uma, desde que praticasse o bem. Todas religiões tem defeitos, mas ajudam pra caramba também. Te ajudam a ser uma pessoa melhor, mais feliz, mais resignada. Se você não acredita em Deus, pense mais na energia que rege o mundo ou na natureza. Entre em contato com o ser que você acredita ser superior e reflita seus atos. Exercite sua fé! Essa conexão é maravilhosa!


H) Aprenda a agradecer!
Agradeça sempre! A Deus, Jesus, Buda, Krishna, Maomé, Jeová, Mãe Natureza, ao Universo! Agradeça por mais um dia de vida. Por você poder andar, falar, ouvir. Pela sua família, seu trabalho, sua casa, ainda que não seja o que você deseja. Tem gente em situação bem pior que a nossa e está feliz da vida. Isso mesmo, feliz da vida, com o pouco que tem. Agradeça as coisas ruins também, porque elas com certeza te darão uma lição para vida toda. Não é possível ganhar sempre, vencer sempre. A derrota também faz parte da nossa evolução, portanto, agradeça! Sempre!


É isso, minha gente. Quem chegou até aqui, hahaha, espero que tenha gostado do post. Fiz com todo carinho. Vamos conquistar nosso amor próprio todos os dias. Se cair, levante! Torne o mundo mais fácil para você viver! Encontre a sua PAZ!


Beijocas!
Cá!

Comente com o Facebook:

21 comentários:

  1. Respostas
    1. amei tudo que disse e a mais pura verdade,confesso que tem dias que estou numa depre so voce vendo mais ai vou para o computador e comeco a navegar por blogs plus size ai rapidinho eu me animo,odoro o seu estilo e muito parecido com o meu um enorme beijo

      Excluir
    2. adoro seu estilo procuro aproveitar ao maximo as suas dicas de moda agora vou procurar botar em pratica o exercicio do amor proprio um enorme beijo linda

      Excluir
  2. Vc é uma menina de ouro e só emana coisas boas, energia positiva! Continue assim, nunca perca essa essência intrinsecamente boa e generosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo! Obrigada pelo carinho! <3
      Eu sempre tento passar otimismo para as pessoas. O mundo está carente disso! Beijocas!!! <3

      Excluir
  3. E agora eu entendo pq não me canso de acompanhar você, de visitar seu blog, seu face... E pq tenho tanta vontade de te conhecer: Seu CORAÇÃO!
    Quando a gente está bem por dentro, isso reflete por fora! E é isso que você mostra. Alegria, humildade, positividade...
    Parabéns, Camis! Ficou perfeito o post!
    Comentei com meu noivo sobre este post, e ele também ficou encantado.

    Beijocas!
    Bom domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnnn Jess! Sempre linda, sempre presente, sempre carinhosa! Eu que agradeço esse amor tão gostoso que vc transmite! Obrigada, muito obrigada!!! <3

      Beijocas, minha linda!

      Excluir
  4. Uhuuullll.. Adoro essa energia positiva.. estava precisando viu!!! Que post lindo.. que bela mensagem de vida!!! E assim mesmo.. devemos nos aceitar e acitar o proximo tb!!!! Adoro seu blog Ca!!!! Parabéns.. bjao linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Rose, que ótimo!!! <3 Obrigada pelo carinho! <3 Beijocassss

      Excluir
  5. Camis, lembra que logo que conheci seu blog te mandei uma email de agradecimento, o qual voce ficou muito emocionada? Então, Camis. Hoje o reitero. Agradeço a Deus por ter conhecido seu blog e muitos outros em 2012, me ajudaram a ter estilo e auto estima. Adoro você mesmo. Beijo no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnnnnnn Sá!!! <3 <3 <3 Obrigada pelo carinho de SEMPRE!!!

      Um super beijo!

      Excluir
  6. Que bela mensagem moça!!!! Fantástico, esse seu dom de fazer o bem e transmitir boas energias. Que Deus te abençoe sempre querida, vc merece. São pessoas como vc que faz uma imensa diferença nesse mundo de tanta frieza e crueldade. Se já era sua fã pelos looks, agora por sua pessoa e espiritualidade. Não podia deixar essa mensagem linda de motivação, apenas comigo. Mandei um link do fofashions, para todos os meus contatos, pois o que é positivo, animador e motivacional devemos compartilhar, é o que vc faz por excelência. Sucesso. bjos da baiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sueli!!! <3
      Fico muito feliz por você ter gostado e encaminhado aos seus amigos. Muitos beijos

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! Beijos, Camila Cura!

Fofashions - 2016

Design e Desenvolvimento por Moonly Design
Código Newsletter por Follow Your Dreams
Blogger Widget